segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Per.fil - Jostein Gaarder

Quem não conhece "O mundo de Sofia" levante a mão. OK, você aí atrás não precisa falar nada, porque logo explicarei o que é esse livro (ou pelo menos, quem é o autor, tão famoso quanto). Bom, para você ter um gostinho, digamos que ele conta a história de Sofia (acho que já percebeu, a julgar pelo nome) uma adolescente prestes a fazer quinze anos, que começa a receber cartas sem remetente, com um curso de filosofia escrito. Não vou contar o final (tem certeza que você não conhece mesmo?), claro, mas lhe digo que esse livro é mundialmente famoso (já foi traduzido para mais de 50 linguas!) e pode ser uma aula da história da filosofia além de um maravilhoso romance. Bom vamos ao escritor, meu querido Jostein Gaarder!

Nome: Jostein Gaarder
Data de nascimento: 8 de agosto de 1952
Estado civel: Casado
Nasceu em: Oslo, Noruega
Obra mais conhecida: O mundo de Sofia
Outras obras: O pássaro raro, Viagem ao mundo faantástico, O castelo do prícipe sapo, O dia do curinga, Mistério de natal, A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, Através do espelho, Ei tem alguém aí?, Vita Brevis, Maya, O vendedor de histórias, A garota das laranjeiras, Xeque-Mate, Os anões amarelos, O castelo nos Pirineus, Juca e os anões amarelos
Minhas obras preferidas do autor: O mundo de Sofia, Ei tem alguém aí? e O dia do curinga
Para ele: A literatura é a segunda melhor maneira de transmitir conhecimento, como ciência ou filosofia.
A melhor é a conversa, o diálogo com os jovens ou entre professor e aluno. Sempre, desde a antiga filosofia grega, o diálogo entre as pessoas vivas foi a melhor maneira de lidar com a filosofia.
Foto:

Para curtir mais: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u52793.shtml
 Fontes: Imaginação, criatividade, memória e um pouco de google e wikipedia   

Nenhum comentário:

Postar um comentário